sábado, 25 de junho de 2011

Avaliação da atividades do bilhete

Para Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da UFBA que se firmou  como um dos principais expoentes nos estudos sobre avaliação escolar,  a avaliação é um elemento natural no processo de ensino aprendizagem. Ela não consiste apenas em exames, pois não pode ser excludente e classificatória como eles, mas numa forma de auxiliar o educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida.

       Segundo Luckesi,  para avaliar, é necessário: 
       1. Coletar dados da disciplina na aprendizagem;
       2. Aplicar, na coleta desses dados, instrumentos condizentes com o tipo de conduta e habilidade     
       avaliadas, com os conteúdos realizados no processo ensino aprendizagem e com a realidade linguística e 
       cultural do educando.

       Diante destas ideias é que apresentamos a avaliação que fizemos da atividade desenvolvida na 5ª
 D, sobre a produção de bilhetes. Com a realização desta atividade, pudemos perceber que os alunos se encontram em uma fase desenvolvida da escrita, pois a produção dos bilhetes se deu de uma maneira tranqüila e sem maiores problemas ou consultas ao que e como deveriam escrever. Mas, identificamos problemas com a caligrafia e a ortografia. Percebemos também que trazem na escrita muitas marcas da linguagem oral e que o vocabulário, deles, contempla palavras das diferentes classes gramaticai.

    Para melhorar a competência da escrita, nesta turma, proporíamos a indicação de leituras diversas e que estas leituras servissem de gancho para se trabalhar em sala de aula os pontos em que os alunos se encontram com deficiência. Por exemplo, identificamos muitos erros ortográficos com a letra “s”, poderíamos trabalhar com outros gêneros textuais para assim desenvolver esta consciência nos alunos. É o que pretendemos fazer na próxima atividade por acharmos importante apresentar propostas nas quais os alunos percebam sua ação como leitores e escritores dos textos trabalhados. Pensamos em trabalhar com o gênero do trava-língua levando os alunos por meio da brincadeira a perceberem a diferença do som das letras, na composição de diferentes palavras, tentando dar sentido ao que pretendemos trabalhar com eles.
Alguns dos bilhetes:
 


Postado por: Marcília, Salete e Danúbia.


Um comentário:

  1. Olá pessoal gostei do blog.
    Também faço parte de uma disciplina ministrada pela professora Alessandra Assis.
    Espero que também me sigam aí vai meu endereço:
    paslima.blogspot.com/
    Patrícia Ariane
    estudante do curso de Pedagogia FACED UFBA
    Abraços!

    ResponderExcluir